Sobre o Infangardeno

 

Seja bem-vindo ao INFANGARDENO – Berçário e Escola de Educação Infantil!

Conheça um pouco mais sobre a nossa filosofia.

Em nosso Jardim de Infância (no idioma Esperanto: Infangardeno), a criança é percebida em seu potencial latente como a semente que já apresenta todas as possibilidades de germinação em si mesma; e nosso espaço se apresenta como o ambiente favorecedor de um desenvolvimento sadio e seguro.

O contexto sociocultural é a matéria-prima para o desenvolvimento do nosso trabalho por meio de uma proposta que acolhe as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no seu contexto social, articulando-os, assim, em nossas propostas pedagógicas.

Entendemos que o cuidar é algo indissociável do processo educativo. Em um contexto em que as crianças são convidadas a desempenhar um papel ativo, buscamos ampliar o universo de seus conhecimentos, suas experiências e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.

Para nossa escola, a criança é um ser com potencial latente, que observa, questiona, levanta hipóteses, elabora conclusões, faz julgamentos e assimila valores. O estabelecimento de relações afetivas estáveis e seguras é fundamental para seu crescimento, sendo assim, os educadores cumprem as funções de:

  • incentivadores: aproveitando a curiosidade natural dos alunos para despertar seus interesses e mobilizar seus esquemas cognitivos;
  • orientadores: mediando a construção dos conhecimentos.

As práticas imprimem intencionalidade educativa desde seu planejamento, com respeito às potencialidades da criança a fim de proporcionar autonomia e independência.

Para organização do trabalho, consideramos o tempo, o espaço, os materiais, as necessidades individuais, o agrupamento e a faixa etária. Os campos de experiências organizam-se em torno das áreas curriculares propostas pela nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que, na educação infantil, são âmbitos de experiência muito próxima da criança, como a descoberta de si mesma; a descoberta do meio social e natural; e a intercomunicação e as linguagens.

O brincar está sempre presente em nossos dias e propostas. Brincando, as crianças constroem e se apropriam de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e adultos, além de desenvolverem a sociabilidade, fazendo amigos e descobrindo a convivência, expressando afetos e respeitando o direito do outro.

A equipe pedagógica acompanha de perto e conhece cada aluno individualmente, o que favorece a reflexão constante que garante a qualidade nas intervenções para o desenvolvimento das capacidades individuais, respeitando, assim, a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos.

Venha nos conhecer pessoalmente!